Mulher que pichou estátua da Justiça com batom é condenada a 14 anos de prisão pelo STF

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos foi condenada a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (25), por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Débora ficou conhecida por ter pichado, com um batom, a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente ao prédio do STF, em Brasília.

A decisão foi tomada por maioria da Primeira Turma da Corte. Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram pela pena máxima. Já os ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin sugeriram penas menores, de 1 ano e 6 meses e 11 anos, respectivamente.

Débora foi condenada por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

A pena total de 14 anos resulta da soma das punições previstas para cada crime. Apesar da condenação, ela está em prisão domiciliar, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: g1