Conta de luz ficará mais cara em maio com adoção da bandeira amarela, anuncia Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) que o sistema de bandeiras tarifárias passará para a cor amarela no mês de maio. Com isso, os consumidores passarão a pagar uma taxa extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.

A medida interrompe um ciclo de cinco meses de bandeira verde — entre dezembro de 2024 e abril de 2025 — período em que não havia cobrança adicional na conta de luz. De acordo com a Aneel, a mudança se deve ao início do período seco, que reduz o volume de chuvas e, consequentemente, a geração de energia pelas hidrelétricas.

“As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média”, destacou a agência.

Com a queda na produção das hidrelétricas, o governo é obrigado a acionar as usinas termelétricas, que possuem um custo de geração mais alto. Para compensar esse aumento, a Aneel ativa as bandeiras tarifárias amarela, vermelha patamar 1 ou patamar 2 — todas com cobrança extra.

A expectativa da Aneel é que, nos próximos meses, o acionamento das termelétricas seja mais frequente, o que pode pressionar ainda mais o custo da energia elétrica para os consumidores.