Na última sexta-feira (11), foi feita a entrega oficial da horta urbana do Jardim Pacaembu, localizada na Rua Bragança Paulista. A ação marca a expansão do programa, que agora soma 11 hortas espalhadas pela cidade, nos bairros Fazenda Grande, Novo Horizonte, Jardim do Lago, Anhangabaú, Jardim Guanabara, Cecap, entre outros.
O programa Horta Urbana é uma iniciativa interdisciplinar do município, que envolve as unidades de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Infraestrutura e Serviços Públicos; Assistência e Desenvolvimento Social; Saúde e Educação. Seu objetivo é promover o uso sustentável de espaços públicos, transformando áreas ociosas em áreas produtivas, oferecendo alimentos saudáveis, possibilitando a geração de renda, melhorando a paisagem urbana e incentivando o contato com a natureza.
De acordo com o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, André Ferrazzo, as hortas urbanas representam uma solução barata e eficiente, reunindo benefícios ambientais, econômicos e sociais. Ele explica que elas ajudam a minimizar os impactos das mudanças climáticas, melhoram a qualidade do ar e do solo, reduzem a temperatura local, absorvem água da chuva e funcionam como espaços de refúgio em meio à cidade. Além disso, facilitam o acesso a hortaliças frescas diretamente nos bairros, sem a necessidade de deslocamento até supermercados.
Para a gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, as hortas também desempenham papel relevante na política municipal de segurança alimentar, pois ampliam o acesso da população a alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
As ervas aromáticas e medicinais cultivadas nas hortas são utilizadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde. No caso da UBS Tamoio, as enfermeiras, sob coordenação da gerente Elizabete Carvalho Soares, participaram do plantio da espiral de ervas e pretendem usar as plantas tanto para chás quanto para curativos em pacientes.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí