Nesta terça-feira, 02 de abril, a APAE de Jundiaí promoveu duas palestras em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o objetivo de disseminar informações e promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, gratuito e aberto ao público, contou com a participação de pais, educadores, profissionais da saúde, da educação e comunidade em geral.
Pela manhã, a neurologista infantil Ana Clara Garcia Silva abordou o tema “Uso de telas e diagnóstico”, discutindo a relação entre o excesso de exposição a dispositivos eletrônicos e o desenvolvimento infantil, além de aspectos importantes do diagnóstico. “O autismo compartilha diversas características com outros transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e transtornos de linguagem, entre outros. Por isso, o diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração não apenas os comportamentos da criança, mas também seu desenvolvimento. É preciso um tempo de maturação”, destacou.
À tarde, as terapeutas ocupacionais Giovanna Bandeira e Carla Nestor conduziram a palestra “Compreendendo as disfunções sensoriais e seu impacto na rotina”, explicando como as particularidades sensoriais podem afetar o cotidiano de pessoas com TEA e estratégias para melhorar a qualidade de vida. “Quando falamos de conscientização, sabemos que a maioria das pessoas com autismo apresenta algum tipo de alteração sensorial. Precisamos compreender o que ocorre com elas e o que podemos fazer para ajudá-las no dia a dia”, afirmou Giovanna.
“Quando identificamos uma alteração sensorial, é essencial explicar que tudo ao nosso redor envolve estímulos sensoriais. Essas alterações impactam diretamente a rotina, o comportamento e o desempenho das crianças na escola, tornando fundamental avaliar as dificuldades que elas enfrentam”, declarou Carla.
Além das palestras, a APAE de Jundiaí realizou diversas atividades ao longo do dia, distribuindo adesivos alusivos à data em parceria com a gráfica Formatho, reforçando a importância da conscientização sobre o autismo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado em 2007, busca reduzir o preconceito e ampliar o conhecimento sobre o tema. A APAE de Jundiaí reforça seu compromisso com a inclusão e convida a comunidade a continuar se engajando nessa causa.