A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada a primeira morte por dengue no Município em 2025. Trata-se de uma mulher de 89 anos, com comorbidades e residente na Vila Loyola. O óbito ocorreu no dia 18 de março e o laudo foi liberado no início desta semana.
Na cidade, desde janeiro, as ações estão ampliadas para a prevenção e o combate à doença. Contudo, para a contenção dos casos, é necessária a colaboração da população. Além da eliminação de objetos que acumulam água, servindo de criadouro para mosquito Aedes aegypti, é fundamental que seja realizado corretamente o descarte de lixo e de inservíveis.
A Prefeitura também prossegue com a oferta da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O imunizante é aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira. O horário deve ser consultado em cada equipamento de saúde.
Rede de Atendimento
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que pessoas de todas as idades com sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito, procurem as UBSs ou as Clínicas da Família de seu bairro. O atendimento é de segunda a sexta-feira. A admissão para os procedimentos, que seguem o protocolo do Ministério da Saúde, é realizada até uma hora antes do fechamento dos serviços.
Já pessoas com sinais de alerta para gravidade, tais como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, náuseas e alteração de consciência, devem buscar os Pronto Atendimentos (PAs):
• Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
• Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
• Hortolândia, atendimento 24h;
• UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.