World Creativity Day coloca município no mapa da economia criativa

Para comemorar o Dia Internacional da Criatividade, marcado para o dia 21 de abril, o Word Creativity Day (WCD), festival colaborativo de criatividade, chega a Jundiaí pela primeira vez unindo profissionais das mais diferentes áreas da economia criativa para serem palestrantes, ou melhor, incentivadores desta jornada. Com atividades gratuitas, o encontro acontece em diferentes locais unindo feira, intervenções culturais, bate-papo e música.

Segundo a líder do WCD Jundiaí, a publicitária Fabiana Pincinato, o município já entrou no mapa da economia pelo potencial em gerar profissionais que fazem da economia criativa mais do que uma geração de renda. Trata-se de um propósito. “O WCD será um presente para Jundiaí que irá mostrar seu potencial e entrar no mapa da criatividade brasileira. Trata-se de uma conquista e avanço porque  os olhares estarão voltados para a nossa economia criativa, cultura, arte, tecnologia, inovação, empreendedorismo e abrindo caminhos para os negócios criativos”, explica.

Para o mantenedor do evento, o empresário Júlio César Nogueira de Sá, apoiar o evento é apoiar a criatividade e incentivar que a economia cresça e se fortaleça com produtos e serviços criativos. “Recebemos o convite para apoiar o evento em Jundiaí e prontamente colocamos toda nossa energia à disposição. Criatividade junto com as tecnologias disponíveis atualmente é uma junção altamente poderosa que queremos incentivar fora da empresa. É um momento ímpar na história para todos que tem o senso criativo exercer e colaborar. A expectativa é a melhor possível para o primeiro ano de WCD em Jundiaí.”

Ainda fazem parte do time de Jundiaí a consultora em Economia Criativa, Rosana Rodrigues, a jornalista e tecnóloga em Eventos, Simone de Oliveira e a produtora de Rádio e TV, Ana Paula Klinke.

O evento

Desde 2018, o Dia Mundial da Criatividade abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação nos municípios.

Em Jundiaí, a expectativa é que pelo menos 1,5 mil pessoas participem do evento nos três de encontro podendo escolher, por meio de inscrição prévia, qual incentivador deseja conhecer. A entrada gratuita, mas pede-se a doação voluntária de 1 (um) litro de leite que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Na programação já estão confirmadas as presenças de Cristiano Santos (Especialista em Linkedin); JP Polo (Consultor de Diversidade); Rick e Kelly (Artistas de teatro e circo); Camila Molena (Mentora de Inovação); Tainan Franco (Produtora Cultural); Vlamir Iene (CEO do Grupo IV2); Wiliam Retamiro (Conselheiro de Economia Solidária do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo – Corecon); Amanda Bonequini Fàvoratto  (Gestora de times de alta performance); Tonz3era (artista de hip hop).

Em paralelo acontece feira criativa em dois pontos diferentes reunindo 150 empreendedores das mais diferentes áreas da economia criativa que estarão expondo seus produtos no Paço Municipal (dia 22) e na Faculdade Anhanguera (22 e 23). Performances artísticas e musicais também fazem parte da programação.

O evento conta com a parceria da Adecil, Jundiaí Empreendedora/Prefeitura de Jundiaí, Fundo Social de Solidariedade (Funss), Senac Jundiaí, Faculdade Anhanguera, Instituto Aica, Fênix, Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), Café Borgô e apoio institucional TVTEM (afiliada Rede Globo).