O preço do ovo disparou nos supermercados em março, registrando um aumento de 19,44% em relação a fevereiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, a alta já chega a 25,88%.
O IPCA-15 mede a variação de preços entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês da divulgação. Especialistas apontam que o aumento no valor do ovo está ligado a três fatores principais: o encarecimento do milho – principal insumo na alimentação das aves –, as altas temperaturas e a maior demanda durante a Quaresma.
Tradicionalmente, nos 40 dias que antecedem a Páscoa, muitos católicos reduzem o consumo de carne vermelha, elevando a procura por ovos. Produtores acreditam que os preços podem se estabilizar até o fim desse período. No entanto, economistas alertam que a forte demanda pode se manter mesmo após a Quaresma, o que poderia sustentar preços elevados por mais tempo.