Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina

Com a proximidade do Carnaval e de outros feriados, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforça a importância de a população estar vacinada contra a Febre Amarela. Nesta semana, o Governo do Estado emitiu alerta, especialmente para as pessoas que viajarão para áreas rurais ou de mata. A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir a proteção.

Em Jundiaí, a vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Devido ao cenário epidemiológico atual, pessoas que residem em áreas rurais estão sendo vacinadas a partir de seis meses de idade.

“Orientamos que todas as pessoas chequem suas carteirinhas para verificar se consta a dose contra a doença. Havendo dúvidas, basta procurar o serviço de saúde mais próximo. A Febre Amarela é uma doença que pode se agravar e levar a óbito. A partir da vacinação, é possível conter os casos”, enfatiza a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer.

O Estado de São Paulo já soma, neste ano, 15 casos da doença em humanos – nenhum deles estava vacinado – e nove evoluíram para óbito. Em Jundiaí, o último caso foi registrado em 2018.

Mais ações
No próximo sábado (22), das 8h às 16h, a UGPS prossegue com a estratégia de imunização de casa a casa em áreas rurais. A equipe da UBS Corrupira percorrerá os bairros: Corrupira, Fernandes, São José e o Condomínio Videiras. Já a equipe da UBS Rio Acima estará no Vivendas, Mato Dentro e Pinheirinho. Além da verificação das carteirinhas e da aplicação do imunizante, os moradores são orientados sobre a doença.

Desde o início da ação, no dia 15 deste mês, foram verificadas 405 carteirinhas. Ao todo, 86 pessoas receberam a vacina (21%), 275 estavam imunizadas (68%) e 44 recusaram a dose (11%), sendo orientadas sobre a importância da vacinação e a buscar pelo imunizante na UBS.

Mais orientações
Além da vacinação, a orientação é a adoção de proteção individual, como:

– Uso de calças e camisas de manga longa;
– Sapatos fechados;
– Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
– Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses.