O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou um relatório preliminar sobre o acidente de helicóptero ocorrido em 16 de janeiro de 2025, em Caieiras, que resultou na morte de um casal. A aeronave colidiu com árvores e, em seguida, com o solo em uma área de clareira no “Morro do Tico-Tico”, caracterizando um caso de “colisão com o solo em voo controlado” (CFIT, na sigla em inglês).
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o CFIT ocorre quando uma aeronave, sem apresentar falhas técnicas, colide ou quase colide contra um terreno, água ou outro obstáculo. No caso de Caieiras, o helicóptero modelo EC 130 B4, da fabricante Eurocopter France, decolou do heliponto no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, com destino a Americana, no interior paulista.
A bordo estavam o piloto e três passageiros: um casal e sua filha de 12 anos. Durante o voo, a aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34, antes de colidir em uma área de mata na altura do quilômetro 31 da Rodovia dos Bandeirantes.
O piloto e a filha do casal sobreviveram ao acidente e já tiveram alta hospitalar. As investigações continuam para determinar as causas exatas do acidente.