A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo protocolou, na última terça-feira (11) o Projeto de Lei nº 74/2025 que prevê a alteração do nome da Estação Jundiaí da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para Estação Paulista/Jundiaí.
O projeto, apresentado pelo deputado Simão Pedro (PT-SP) com atuação do vereador Henrique Parra (PSOL), foi escrito durante todo o ano de 2024 a várias mãos por diretores, conselheiros e sócios-contribuintes do Galo – fundadores do grupo De Volta aos Trilhos: Gustavo Amorim, Jonas Oliveira, Lucas Rodrigues, Lucas Camanho, Ivan Gottardo e Rodrigo Malpaga, e apoiado pela diretoria executiva e o conselho de administração do clube, especialmente o diretor Paulo Taffarelo.
“Com o tempo, a relação do clube com a ferrovia acabou se perdendo. Nosso objetivo é reviver essa história e reconhecer a importância umbilical que o clube teve com a ferrovia, já que foi fundado pelos trabalhadores da Paulista”, disse o ex-vice-presidente e atual conselheiro do Galo, Lucas Rodrigues.
O projeto destaca diversos motivos pelos quais a Estação deve mudar de nome, como a relação entre futebol e ferrovia no âmbito brasileiro, a conexão entre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Paulista Futebol Clube e a atual Estação Jundiaí, as já existentes estações com homenagens a clubes de futebol e mais.
A Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi o ponto central de escoamento do café e açúcar do interior para o porto de Santos no final do século XIX e início do século XX, através da ferrovia Santos-Jundiaí, fundamental para o desenvolvimento tanto de Jundiaí como do Estado de São Paulo no período.
“O clube está voltando a ser protagonista na cidade. Entre tantas ações que fizemos ao longo dos anos, esse é mais um projeto que visa reforçar a marca do clube tanto em Jundiaí quanto no estado. Vamos torcer agora pelo andamento do projeto”, pontuou o presidente Raphael Donadell
Agora o projeto passa pelo processo de tramitação da ALESP. Caso seja aprovado, a Estação Jundiaí passará a se chamar Estação Paulista/Jundiaí.