Neste Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, 15 de fevereiro, o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) reafirma a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em 80% a chance de cura do câncer infantojuvenil. Chances como as de Gabrielli, Enzo Gabriel e Wellington, pacientes que tocaram o sino da vitória no início deste ano na instituição após vencerem o câncer.
Essa data, criada em 2002, pela Childhood Cancer International, é uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e ressaltar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio de familiares. O câncer é a principal causa de morte por doenças entre crianças de1 e 19 anos no Brasil.
A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, explica que pais e responsáveis devem ficar atentos aos principais sinais e sintomas do câncer – que se assemelham aos de outras doenças comuns na infância – e aconselha: “Diante de um ou mais sintomas procure um médico pediatra”.
Os principais sinais e sintomas do câncer são:
*Febre persistente, de origem indeterminada, com tempo de evolução superior a 8 dias;
* Perda de peso de mais de 10% nos últimos seis meses é um sinal de alerta;
* Palidez;
*Dor é um sintoma muito frequente, a criança fica mais irritada, com dificuldade para brincar, dormir e se alimentar;
* Hematomas não associados a traumas;
* Aumentos dos gânglios linfáticos;
* Cefaléia (dor de cabeça) é um sintoma comum na infância, mas devemos ter atenção quando associada com sinais de alerta, como despertar noturno e vômitos.
Atualmente, 18 crianças estão em tratamento efetivo no Grendacc e, além das consultas com oncologistas pediátricos e da quimioterapia, elas são acompanhadas por profissionais da equipe multidisciplinar. “Um serviço especializado de oncologia, que trabalha ao lado de nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e uma equipe de enfermagem como a do Grendacc, traz um ganho incrível para o paciente”, explica Arianne, lembrando que os familiares também recebem acolhimento e acompanhamento no Grendacc.
Esse atendimento de qualidade, integral e humanizado é responsável pelo índice de cura de 80% do Grendacc, que nestes dois primeiros meses do ano já teve 03 sinos da vitória, um marco do final do tratamento efetivo contra o câncer:
Gabrielli Gonçalves da Silva, 12 anos, venceu um tumor de Wilms e tocou o sino da vitória no dia 28 de janeiro. Ela iniciou seu tratamento em setembro de 2023, passou por cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Enzo Gabriel Nunes da Silva, 10 anos, tocou o sino 05 anos após realizar um transplante de medula, no dia 05 de fevereiro. Ele chegou ao Grendacc em 2017 com uma leucemia linfóide aguda de alto risco. Em 2019 a doença voltou no meio do tratamento e foi necessário usar esquemas de quimioterapia diferentes, medicamento e então ele foi encaminhado para o transplante de medula óssea.
Wellington Marino Leite, 14 anos, venceu uma leucemia linfóide aguda de alto risco após um longo tratamento, iniciado em janeiro de 2022. O adolescente tocou o sino da vitória no dia 12 de fevereiro.
Agora todos seguirão em acompanhamento no Grendacc, passando por consultas e exames periodicamente.
Grendacc
O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas.