A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) inicia, neste sábado (8), ação contra a Febre Amarela em bairros da região Norte. As equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira visitarão casas da área rural para verificação das carteiras de vacinação, aplicação do imunizante e orientações.
Desde o começo do ano, Jundiaí está reforçando as ações contra a doença devido ao aumento da transmissão no País. No Estado de São Paulo, até o momento, foram confirmados nove casos em humanos (um importado), além de cinco óbitos, sendo um deles registrado na cidade de Campinas.
“É fundamental que toda a população esteja imunizada para prevenirmos a doença. Reforçamos o chamado para que as pessoas que não receberam a vacina busquem os serviços de saúde. Além desse alerta, estaremos agindo em regiões mais afastadas para ampliar a cobertura vacinal e proteger nossos moradores antes que o vírus comece a circular em nosso Município”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo.
Os bairros visitados neste sábado serão: Fernandes, Corrupira, Jardim Celeste, São José da Pedra Santa e Parque Corrupira. A ação será das 8h às 16h. As equipes estão identificadas e com veículos oficiais.
Esquema vacinal
O esquema vacinal contra a Febre Amarela é de dose única da vacina para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
No Município, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de funcionamento das salas de vacina.
Nos últimos dois anos – 2023 e 2024 —, Jundiaí não registrou casos. Nos anos de 2017 e 2018, a cidade enfrentou a circulação intensa do vírus de Febre Amarela Silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de dois casos positivos da doença em humanos. A contenção foi possível a partir da vacinação, que ultrapassou a meta estabelecida, que é de 95% da população habilitada.