A operação da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está totalmente interrompida neste sábado (01), sem previsão de normalização, após um trem da Série 8500 descarrilar no túnel da região de Botujuru. O acidente ocorreu devido a um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingem a região.
Imagens do local mostram que o trem colidiu com um grande volume de lama que deslizou do morro ao lado dos trilhos, fazendo com que a composição saísse dos trilhos e bloqueasse as duas vias.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes de manutenção da CPTM trabalham para remover o trem e avaliar os danos à estrutura da ferrovia. No entanto, ainda não há um prazo definido para a retomada da circulação dos trens, pois a extensão dos danos ao trem, trilhos e sistemas ainda está sendo analisada.
A operação comercial da linha, que deveria ter sido iniciada às 4h, foi suspensa no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Caieiras. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foi acionado para atender os passageiros entre as estações Caieiras e Francisco Morato. No entanto, o serviço enfrenta dificuldades devido a alagamentos que comprometem a circulação dos ônibus.
Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, o município registrou um volume de 99,4 milímetros de chuva em apenas seis horas, entre 23h30 de ontem e 5h30 desta terça-feira, um índice muito acima do esperado para o período.
A CPTM ainda não informou um prazo para a normalização da linha.
Foto: redes sociais