Operação de combate à dengue remove materiais inservíveis do Jardim Novo Horizonte

Na manhã desta quinta-feira (16), uma operação de combate à dengue realizada no Residencial CDHU João Mezalira, localizado no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, recolheu 1.640 quilos de materiais inservíveis das ruas. A ação contou com a participação das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

A iniciativa foi desencadeada após a confirmação de dois casos de dengue na região e a investigação de outros cinco suspeitos, possivelmente relacionados ao descarte irregular de materiais em terrenos, ruas e caçambas.

De acordo com Ana Lúcia Castro Silva, biomédica da VISAM, um dos pontos de descarte irregular estava próximo a um manancial e em área pública. “Encontramos diversos materiais que podem acumular água, como baldes, pneus e até vasos sanitários. Esses itens foram removidos pela UGISP. O próximo passo será acionar outros órgãos municipais para fiscalizar o uso irregular desse terreno por catadores de materiais, já que ele está localizado ao lado de um rio”, explicou Ana Lúcia.

O Residencial CDHU João Mezalira, que conta com 25 ruas e cerca de 1.300 residências, está recebendo atenção especial da VISAM. As equipes têm realizado buscas ativas diárias, orientando moradores sobre os riscos de criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Estamos chamando a atenção da comunidade para que atuem de forma proativa, eliminando recipientes que possam acumular água. Nos últimos dias, identificamos seis focos do mosquito em residências da região”, finalizou a biomédica.

A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros, especialmente em locais com registros confirmados de dengue.