Como os incêndios em Los Angeles afetam mundo do entretenimento

A internet estava em polvorosa com uma novidade que seria anunciada nesta quarta-feira (15) pela cantora americana Beyoncé. Após uma apresentação apoteótica e polêmica nos jogos de Natal da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos), havia especulações sobre um novo álbum ou uma nova turnê. No entanto, a dúvida permanece.

Em solidariedade às vítimas dos incêndios em Los Angeles — que já deixaram mais de 20 mortos — a popstar decidiu adiar o anúncio, sem definir uma nova data.

suspense sobre uma indicação da brasileira Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz, pelo filme “Ainda Estou Aqui”, também foi prolongado devido aos incêndios.

Inicialmente, os nomes dos concorrentes à estatueta seriam anunciados na próxima sexta-feira (17). A data, a princípio, foi transferida para o domingo (19) e, posteriormente, remarcada pela segunda vez para o dia 23.

O prazo para que os membros da Academia votem nos indicados também foi estendido até o dia 17 — data em que o filme estreia em circuito comercial nos Estados Unidos. Por ora, a cerimônia de entrega dos prêmios está mantida para o dia 2 de março.

Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático na última edição do Globo de Ouro, desbancando concorrentes de peso como Kate Winslet, Nicole Kidman e Angelina Jolie.

“Filmes estrangeiros precisam muito dessas premiações anteriores [ao Oscar] para serem vistos”, explica Chico Fireman, crítico de cinema do canal Oscarverso e sócio da distribuidora Michiko Filmes. Segundo ele, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro em um momento fundamental para uma indicação, mas os incêndios impossibilitaram que muitas pessoas que não viram o filme pudessem assisti-lo.

A participação da atriz no talk show do apresentador Jimmy Kimmel, um dos mais populares dos EUA, segue confirmada. A gravação está prevista para esta quinta-feira (16), em Los Angeles, após ter a data remarcada em decorrência dos incêndios. A princípio, a entrevista com Torres seria realizada no dia 9 de janeiro.

Premiação imprevisível

Fato é que o desastre também minou uma chance importante para o filme de Walter Salles na corrida pela estatueta. Uma sessão com votantes do Oscar, marcada para o último dia 7 e que seria mediada pelo cineasta Guillermo del Toro, foi cancelada. Salles e Torres participariam do evento para responder perguntas dos candidatos.

“Todo mundo já tinha visto os filmes da Nicole Kidman e da Angelina Jolie. O dela [Fernanda Torres], que seria novidade, acabou perdendo um pouco do timing. Mas recuperou força a partir do momento em que os votantes do Oscar ganharam mais tempo para definir os indicados”, diz Fireman.

O adiamento mais recente foi o do Critics Choice Award, premiação da qual Fernanda Torres ficou de fora, mas na qual “Ainda Estou Aqui” concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A cerimônia, inicialmente prevista para o dia 12 de janeiro, foi transferida para o dia 26 e agora será realizada apenas em fevereiro, com data a definir.

As premiações dos sindicatos de produtores, roteiristas e fotógrafos também adiaram suas cerimônias, bagunçando ainda mais as previsões para o Oscar.


Mais impactos na música – e nos esportes

Na música, além de Beyoncé, o cantor The Weeknd também adiou a agenda de lançamentos previstos para este início de ano. Seu novo álbum, “Hurry Up Tomorrow”, deve trazer a faixa “Sao Paulo”, gravada com a cantora carioca Anitta. No entanto, a estreia do disco, marcada para 24 de janeiro, foi adiada para o dia 31.

O show de lançamento também foi cancelado. The Weeknd apresentaria as novas músicas em uma performance no Rose Bowl, icônico estádio em Pasadena, na Califórnia.

O mundo dos esportes também foi afetado pelos incêndios, levando a NBA e a NFL a postergarem jogos com times de Los Angeles, como os Lakers. Algumas partidas que ocorreriam na Califórnia foram transferidas para outros estados.

Fonte: Info Money; Imagem: Getty Images.