Jundiaí conquista medalha de ouro e prata na Olimpíada de Matemática 2024

Mais de 18 milhões de alunos participaram da Olimpíada de Matemática Aos 13 anos, Rafael Donola Cardoso, aluno do 7º ano da Escola Cristã Jundiaí (SP), conquistou para a cidade a medalha de ouro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) no estado de São Paulo e a de prata na disputa nacional.

O resultado foi divulgado essa semana e, de acordo com o professor de matemática Daniel Rinaldi, que preparou os alunos do colégio para a disputa, as escolas puderam inscrever até 40 alunos por nível, porém, para a segunda fase, somente os dois melhores puderam fazer a prova. “Para a nossa alegria, o Rafael é medalha de prata em nível nacional e ouro em nível estadual, enquanto o colega Lucas de Melo Braz, aluno do 8º ano, também foi premiado com certificado de menção honrosa”, comemora.

O professor ainda destaca o grau de dificuldade da olimpíada, na qual mais de 18 milhões de alunos participaram da primeira fase, com 900 mil classificados para a segunda e última etapa. “Esse ano, na Escola Cristã, tivemos 4 alunos indicados para a segunda fase, 2 de cada nível, o que representa uma grande conquista para todos nós”.

Promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2024, a olimpíada registrou recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades.