Mais de 18 milhões de alunos participaram da Olimpíada de Matemática Aos 13 anos, Rafael Donola Cardoso, aluno do 7º ano da Escola Cristã Jundiaí (SP), conquistou para a cidade a medalha de ouro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) no estado de São Paulo e a de prata na disputa nacional.
O resultado foi divulgado essa semana e, de acordo com o professor de matemática Daniel Rinaldi, que preparou os alunos do colégio para a disputa, as escolas puderam inscrever até 40 alunos por nível, porém, para a segunda fase, somente os dois melhores puderam fazer a prova. “Para a nossa alegria, o Rafael é medalha de prata em nível nacional e ouro em nível estadual, enquanto o colega Lucas de Melo Braz, aluno do 8º ano, também foi premiado com certificado de menção honrosa”, comemora.
O professor ainda destaca o grau de dificuldade da olimpíada, na qual mais de 18 milhões de alunos participaram da primeira fase, com 900 mil classificados para a segunda e última etapa. “Esse ano, na Escola Cristã, tivemos 4 alunos indicados para a segunda fase, 2 de cada nível, o que representa uma grande conquista para todos nós”.
Promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2024, a olimpíada registrou recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades.