A empresa Autoparque, já consolidada na cidade e responsável pelo novo contrato de licitação feito pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, da Prefeitura de Jundiaí, para a gestão do estacionamento rotativo, modernizou o sistema para oferecer mais praticidade aos motoristas. Dentre as alterações estão: Videomonitoramento com processo totalmente on-line, e novas formas de pagamento.
A partir de 26 de dezembro, o sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo) de Jundiaí passará por mudanças que visam agilizar o processo e otimizar o tempo do condutor. Entre as mais significativas está a atualização das máquinas.
Ainda que a implantação do novo sistema se inicie neste mês, a transição será feita de forma gradativa, começando pelo Centro até atingir todos os demais bairros. “O contrato é resultado do planejamento que foi feito pelas equipes da UGMT, buscando no mercado o que há de mais moderno em recursos tecnológicos. A renovação do sistema de estacionamento rotativo trará maior conforto para o motorista”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz, que lembra da importância da existência do estacionamento rotativo para democratizar a utilização dos espaços públicos.
A Autoparque explica que tudo será digital. Para regularizar o veículo, basta digitar a placa no parquímetro e efetuar o pagamento da tarifa referente ao tempo selecionado na máquina.
Serão instalados 80 novos parquímetros e haverá pontos de venda em determinados comércios da cidade. Para facilitar ainda mais a vida dos usuários, as placas de sinalização vertical trarão os QR Codes do aplicativo (APP) e do PIX.
O motorista que preferir pode usar o APP Autoparque Pay, que é moderno, intuitivo e seguro. A plataforma, assim como as máquinas, aceitará pagamento com cartão de crédito, débito e PIX. O aplicativo possibilita ao usuário visualizar quantas vagas estão disponíveis em uma região específica, em tempo real. Tal informação é transmitida por meio de sensores instalados no solo.
Outra novidade é a fiscalização por videomonitoramento, feita por veículos 100% elétricos e equipados com câmeras de leitura de placas por OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Esse equipamento pode ser integrado a outros sistemas de segurança e até mesmo permite a identificação de veículos com queixas de furto. A empresa esclarece que além dos automóveis, profissionais treinados também estarão nas ruas reforçando a fiscalização.
A cobrança do estacionamento rotativo continuará a ser feita no mesmo período: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 13h. Vale ressaltar que a autuação feita a quem estacionar sem o pagamento da tarifa será de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (multa grave).
Em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail: sac@autoparquebrasil.com.br ou pelo Telefone (11) 4522-3200.