Na segunda-feira (02), após encerramento da campanha do projeto anual ‘O Valor de Uma Atitude’, foi a vez dos alunos Julia e Lorenzo, em nome dos colegas da Escola Cristã Jundiaí, fazerem a entrega de insumos e equipamentos para o Instituto Luiz Braille, contemplando artigos de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, alimentos e produtos de limpeza, que beneficiarão mais de 180 assistidos atualmente.
Em outubro e novembro, cada turma da Escola Cristã recebeu uma meta de arrecadação, obtida com a venda de alimentos e brindes durante os intervalos das aulas, incentivando os alunos a doar e trabalhar em favor do objetivo proposto. Flávia Pincinato, coordenadora pedagógica da escola, destaca que a primeira doação de todos eles foi o horário das vendas, que coincidiram com o do recreio. “Em vez de brincar, eles escolheram trazer artigos de papelaria, lembrancinhas e alimentos feitos em casa para poder vender nos intervalos e ajudar o projeto”, conta.
Lorenzo, que fez a entrega dos artigos adquiridos com o total arrecadado, contou para a presidente do Braille, Toyomi Kamura, que o sentimento de colaboração foi o que movimentou todas as turmas. “Gratidão também, porque sabíamos que estávamos apoiando alguém que também ajudava a tantas outras pessoas na cidade”, destaca. Para Mauricio Nielsen, diretor do colégio, o programa O Líder em Mim, aplicado para os alunos, os estimula a serem mais solidários e responsáveis. “Trabalhamos o protagonismo individual e atividades em grupo, tanto que a escolha da entidade beneficiada este ano foi feita por eles”, explica.
A equipe do Instituto Luiz Braille veio pessoalmente receber os equipamentos adquiridos pelos alunos, avaliados em aproximadamente R$ 16 mil. “Estive presente no evento realizado com as famílias em prol desta doação e pude perceber o carinho e o esforço de toda a comunidade escolar, alunos e pais, por isso, nosso sentimento é de gratidão a todos os que colaboraram. Quando a gente pode ajudar alguém, estamos ajudando a nós mesmos”, destacou Toyomi Kamura, na companhia da equipe de assistência social da entidade.
Segundo ela, o instituto é mais do que uma escola que atende pacientes com baixa visão, pois é uma unidade de referência em serviços de reabilitação e deficiências múltiplas. “Contamos com um prédio de ambulatório oftalmológico e um centro cirúrgico, abrigando, ainda, a Residência Médica em Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, reconhecida em todo o estado de São Paulo”, comemora.