Pombo é flagrado usando bebedouro em Jundiaí e levanta alerta para riscos de contaminação

Por Dircélio Timóteo

No último sábado (30), o leitor Bruno Costa, que mora no Jardim Santa Gertrudes, enviou para a reportagem da RS NOTÍCIAS, fotos de um pombo utilizando um bebedouro público no terminal da Vila Arens. Segundo Bruno, a cena ocorreu durante a tarde, quando ele se aproximou do equipamento e flagrou a ave bebendo água. O leitor conta que ficou surpreso e não teve coragem de usar o bebedouro. “Tentei me aproximar, e o pombo se afastou, mas logo voltou. Pelo jeito, é algo que ele faz sempre”, relatou.

O flagrante levanta preocupações sobre os riscos de contaminação. Especialistas alertam que os pombos podem ser portadores de doenças transmissíveis aos seres humanos, como a criptococose, salmonelose e psitacose. A saliva e as fezes desses animais podem contaminar superfícies e objetos, tornando o uso de equipamentos públicos, como bebedouros, uma preocupação sanitária. Eles podem transmitir patógenos que colocam a saúde humana em risco, especialmente em locais de uso coletivo.

Bruno reforça o alerta e sugere que o bebedouro seja avaliado pelas autoridades responsáveis.

“Se eu vi, outras pessoas também devem ter notado. Seria bom que o equipamento tivesse uma tampa ou alguma proteção para evitar o acesso de animais.”

Bruno recomendam que a população evite usar bebedouros públicos em condições duvidosas e priorize o uso de garrafas individuais de água para minimizar os riscos de contaminação.