A Prefeitura de Jundiaí, sob a coordenação do projeto pela equipe do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e fiscalização pela equipe de Serviços Públicos (UGISP), iniciou as obras das calçadas acessíveis no Bairro Anhangabaú, no trecho entre o Bolão, o Instituto Luiz Braille e o Lar Nossa Senhora das Graças. A primeira etapa compreende a adequação e padronização na R. Rodrigo Soares de Oliveira, em frente ao Ginásio Bolão. O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.
“Essas intervenções fazem parte da primeira fase do projeto que, futuramente, será conectado também ao Terminal Central, pela Avenida Jundiaí e que se integra ao Projeto de Requalificação do Centro. São obras que vão proporcionar às pessoas um uso do espaço público de forma segura e confortável, através do redesenho da rua e gestão de velocidade”, reforçou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
Estão programadas obras de adequações nas calçadas em pelo menos dois quilômetros de vias, chegando à Av. Dr. Sebastião Mendes da Silva, em frente ao Instituto Luiz Braille e ao Lar Nossa Senhora das Graças. Será realizado nivelamento de todo o passeio público para oportunizar o acesso a todos e com piso tátil, além da renovação da arborização para proporcionar um percurso confortável.
“A obra tem o objetivo de oferecer conforto e segurança aos pedestres, principalmente às pessoas com baixa visão. Foram acatadas diversas demandas apresentadas pelo Instituto Braille e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, considerando o alto fluxo de pessoas com deficiência na região”, disse a diretora de Projetos Urbanos, Paula Siqueira.
Dona Dalva Valle, moradora do Anhangabaú, apoia a realização das obras. “A adequação das calçadas também é importante para os idosos, principalmente para dar mais segurança a nós, que frequentamos o Bolão”, disse.
“Com nivelamento, piso tátil e arborização renovada, o projeto promove inclusão e qualidade de vida aos moradores de toda a região e reforça o nosso compromisso com a acessibilidade e a valorização do espaço público”, lembrou a Assessora de Políticas Governamentais da UGPUMA, Milena Ferrarezi.