A Rede VOA realizou nesta sexta-feira (22) o encerramento da Semana de Segurança Aeroportuária, que contou com diferentes ações para capacitação dos órgãos de segurança em relação à atuação no sítio aeroportuário. O evento contou com o Simulado de Emergência Aeronáutica que foi realizado no Aeroporto de Jundiaí, e retratou toda a movimentação em tempo real de um acidente aéreo.
A ação contou com a utilização do caminhão de bombeiros para conter o fogo da aeronave, uma Grand Caravan disponibilizada pela Azul Conecta, e retirada das vítimas, que foram divididas de acordo com a gravidade dos ferimentos e atendidas no próprio local do suposto acidente. Após o primeiro atendimento, elas foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo por comboios do SAMU guiados por agentes de trânsito.
Toda a operação foi realizada em tempo recorde. As primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram 5 minutos após a constatação do acidente, e as ambulâncias do SAMU apenas 8 minutos após o acionamento. A triagem e primeiros socorros foram realizadas em 30 minutos, e as vítimas levaram mais 9 minutos no percurso entre o aeroporto e o hospital, um tempo considerado excelente pelo Coordenador Médico do SAMU Jundiai, Marcelo Okamura.
“O simulado e toda a semana de segurança aeroportuária visam a integração de laços com os entes públicos de emergência, para melhorias em atendimentos reais e a criação de laços entre estes comandos para sempre prestar o melhor e mais rápido atendimento à população”, comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.
A cerimônia de ncerramento contou com a presença de todos os órgãos que são acionados em casos de acidente aéreo, como Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil de Jundiaí e Várzea Paulista, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Florestal, além do Departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que prestou todo o apoio para isolar a área e fazer as escoltas das viaturas e ambulâncias, além da equipe de Resposta e Emergência e de Operações Aeroportuárias da Rede VOA.