HSV e Santa Casa de Itatiba formam parceria para ampliar vagas cirúrgicas

Uma parceria firmada entre o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) e a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, em conjunto com as prefeituras de Jundiaí e Itatiba, tem como foco aumentar a oferta de vagas cirúrgicas para pacientes oncológicos da Região Metropolitana de Jundiaí que, assim como a Região Metropolitana de Campinas, faz parte da Rede Estadual de Combate ao Câncer, denominada “Rede Hebe Camargo”. Os serviços que compõem esta rede regionalizada de atendimento ao câncer, como o Hospital São Vicente e a Santa Casa de Itatiba, se complementam para garantir toda a assistência necessária ao paciente com diagnóstico de câncer em tempo ágil, como o acesso à quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Com a união entre a estrutura do HSV e da Santa Casa de Itatiba, o tempo de espera na fila por um procedimento cirúrgico será reduzido. Em agosto, 23 pacientes de municípios vizinhos foram encaminhados para realização de cirurgia oncológica em Itatiba. O mesmo foi feito em outubro, com mais 23 pacientes.

O HSV fornecerá à instituição de saúde de Itatiba os dados dos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do hospital que aguardam cirurgia oncológica, para que os procedimentos sejam realizados pela Santa Casa de Itatiba, habilitada em oncologia cirúrgica e quimioterapia. A princípio, serão os pacientes na especialidade de cirurgia de câncer do aparelho gastrointestinal e pele.

“Recentemente, fomos certificados como Rede de Saúde Integrada pela ONA, o que fortalece a estratégia de trabalho em rede nas áreas primária, secundária e terciária. Essa parceria expande o conceito de articulação de rede, inclusive com outros municípios, focando no cuidado integrado do paciente. No caso de pacientes oncológicos, essa questão torna-se ainda mais relevante, pois aumenta a capacidade de acesso e a agilidade no tratamento”, aponta o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes. 

Segundo ele, essa colaboração será crucial para aprimorar o atendimento de saúde oferecido, desafogando a demanda hospitalar do HSV. “Essa parceria reduzirá o tempo de espera, beneficiando diretamente os moradores de Jundiaí e região. Além disso, os pacientes poderão contar com uma rede ampliada de serviços, já que as duas cidades trabalharão de forma integrada para garantir o acesso a tratamentos de qualidade”, concluiu Gomes.

Para o coordenador do serviço de oncologia do HSV, Dr. Izandro Regis de Brito, a integração entre as instituições de saúde chega em boa hora. “Uma parceria qualificada como essa garante a otimização do tratamento ofertado ao paciente oncológico, o que traz impactos positivos, tanto sanitários quanto sociais, na vida dos pacientes e da comunidade”, afirma.

“Trabalhando de maneira regionalizada e integrada, conseguimos garantir acesso qualificado e tempo oportuno para salvar vidas”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

“Como secretário de saúde de Itatiba, reforço a importância dessa parceria. Historicamente, nosso município sempre teve uma forte ligação e parceria com Jundiaí, especialmente na área da saúde, e com o Hospital São Vicente, que é uma referência regional. A Santa Casa de Itatiba, por sua vez, também é um pilar fundamental na nossa rede de saúde, não só para os moradores da cidade, mas para toda a região. Essa colaboração amplia ainda mais essa aliança, trazendo benefícios concretos e imediatos, garantindo que pacientes oncológicos de toda a região possam ter um tratamento mais rápido e eficaz”, afirma Renan Irabi, secretário de saúde de Itatiba.