Na segunda-feira (14), começou a 13ª Semana do Corpo Humano, com o tema “Sistema Urinário”. A solenidade contou com a presença das autoridades: Evaldo Marchi, gestor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Tiago Texera, gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Mario Eugenio, gestor adjunto da Unidade de Educação, e Moacir de Paula, diácono da Diocese de Jundiaí. Também compuseram a mesa: Flávia Reis, nefrologista, Paula Tabuada, diretora de Extensão, as acadêmicas Beatriz Ladeira, Fernanda Colleto e Isadora Freire, e César Carvalho, idealizador da semana.
O evento foi iniciado com uma fala do diretor, que enfatizou a importância da semana para a comunidade. Tiago Texera destacou a relevância da FMJ como referência no Brasil, enquanto Mario comentou sobre os 4 mil alunos da rede pública já visitaram o Museu do Corpo Humano.
Neste ano, 3500 alunos de 50 escolas públicas e particulares vão participar da semana. “O planejamento e a execução da Semana do Corpo Humano foram trabalhosos, mas agradeço o comprometimento de todos.”, explica Beatriz.
Na SCH, os estudantes terão a oportunidade de passar pelo Museu, vivenciar experiências laboratoriais, observar lâminas histológicas e participar de gincanas superdivertidas. O circuito dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos, repletas de aprendizado e diversão!
O tema deste ano é “Sistema Urinário”! A exposição inclui elementos microscópicos e macroscópicos, brincadeiras educativas e explicações interativas, tudo para tornar o conhecimento sobre o corpo humano mais lúdico e cativante.
Desde sua criação, a Semana se tornou uma tradição, recebendo mais de 40 mil estudantes ao longo dos anos. César Carvalho participou da história do evento e compartilhou suas aspirações para o futuro.
O monitor de anatomia, Wasfi Shahin, ressaltou a importância da doação de corpos para estudos anatômicos e o diácono Moacir fez uma oração em homenagem ao doador.
Para encerrar a solenidade, Flávia Reis, fez uma palestra sobre a saúde dos rins, marcando oficialmente o início da Semana do Corpo Humano.
Para este ano, todas as vagas para a visitação de escolas e público externo já estão preenchidas.