Um morador de Sorocaba, São Paulo, teve uma surpresa ao tentar renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde foi informado de que estava registrado como morto desde 2016, a pedido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Bruno Oliveira Marques da Silva, de 34 anos, ficou perplexo com a situação e buscou esclarecimentos no INSS, onde foi informado que não havia registro de seu óbito.
Após retornar ao Detran com a documentação obtida no INSS, Bruno enfrentou nova rejeição, já que o Detran solicitou uma carta formal para desbloquear sua CNH. Ele tentou resolver a questão em um cartório local, que também confirmou que ele não constava como morto. Devido aos transtornos enfrentados e à urgência para renovar sua habilitação, que já havia vencido, Bruno planeja registrar um boletim de ocorrência e consultar um advogado.
O INSS afirmou que a informação sobre óbitos é gerida por cartórios e utilizada por diversos órgãos públicos. O Detran comunicou que o cadastro de Bruno foi regularizado e que ele pode prosseguir com a renovação da CNH.
Via G1