Dia da Árvore: Rota das Bandeiras atinge marca de 500 mil mudas plantadas

Neste sábado, 21 de setembro, Dia Mundial da Árvore, a Concessionária Rota das Bandeiras celebra o plantio de 500 mil mudas plantadas, que contribuem para a recuperação e recomposição da flora e fauna do Corredor Dom Pedro de rodovias, compreendido por 17 cidades entre a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Vale do Paraíba.

A marca foi atingida com o plantio de 500 mudas nesta sexta-feira (20), em uma Área de Preservação Permanente (APP) de Morungaba. A ação contou com alunos do 8º e 9º anos da escola municipal Maria Mercedes de Araújo, de Itatiba, participantes do programa Rota da Educação. A quantidade de mudas plantadas desde o início da Concessão, em 2009, seria capaz de cobrir área equivalente a 380 campos de futebol oficial.

“Após o plantio, é realizada a manutenção e monitoramento constante nas áreas de reflorestamento, até que as árvores se transformem em uma floresta autossustentável. Ao fim do plantio em cada área, em média, são 80 espécies diferentes”, explica o gerente de Meio Ambiente da Rota das Bandeiras, Sergio Rugai.

Três programas desenvolvidos ou apoiados pela Concessionária se destacam: uma área de quase 32 hectares do Parque Estadual da Reforma Agrária de Valinhos, seriamente degradado por um incêndio, teve a vegetação restaurada por meio do manejo florestal e inserção de espécies de árvores nativas; em Cosmópolis, uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolvedor do programa Corredor das Onças, implantou corredores de fauna e a melhora da qualidade e quantidade dos corpos hídricos da região; já o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado, visa a proteção dos rios e produção de água com a restauração ecológica nas bacias hidrográficas que alimentam o Sistema Cantareira.

Todas as obras executadas pela Concessionária respeitam rigorosamente as leis ambientais. Além de estar ciente de seu papel na preservação do meio ambiente, a Rota das Bandeiras também busca contribuir para que uma nova cultura de responsabilidade ambiental seja desenvolvida nos 17 municípios que integram o Corredor Dom Pedro. Por isso, a Concessionária desenvolve atividades voltadas à educação ambiental com crianças e adolescentes, como a realizada nesta sexta-feira com estudantes de Itatiba.

“O meio ambiente pede socorro. Já vivemos as consequências das mudanças climáticas e ações como esta da Rota das Bandeiras têm o poder de despertar a consciência nos adolescentes em prol de um mundo mais sustentável, respeitando todos os recursos naturais”, destaca a educadora ambiental Yaskara de Castro, coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEAI) de Itatiba.

A equipe da Rota das Bandeiras também está capacitada para diariamente desenvolver ações voltadas à preservação da fauna existente às margens do Corredor Dom Pedro e à proteção do solo e dos mananciais, em caso de acidentes envolvendo cargas perigosas.

Foto: Divulgação / Rota das Bandeiras