A anta que ficou gravemente ferida durante um incêndio em um canavial em Andradina, no noroeste paulista, teve 100% do corpo queimado e está cega, segundo o veterinário da Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP), que recebeu o mamífero na madrugada desta sexta-feira (13). A unidade é especializada em cuidados de animais de grande porte vítimas de queimaduras.
O veterinário da Associação explicou à TV TEM que a anta passou por uma consulta oftalmológica, que apontou que o animal teve as retinas comprometidas, mas que a visão pode ser recuperada com o devido tratamento.
A anta foi encontrada deitada perto de um canavial nas proximidades de uma usina sucroalcooleira, em Andradina, no noroeste paulista. Segundo o veterinário, o comportamento mostra o tamanho do sofrimento do animal, pois, em casos assim, eles desistem.
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal foi resgatado na quinta-feira (12) depois de não conseguir fugir do fogo. Uma funcionária da usina que acionou os policiais depois de encontrar o animal desorientado e debilitado.
Por ser de grande porte, foi preciso utilizar uma pá carregadeira para transportá-la e colocá-la na viatura. Segundo a Polícia Ambiental, a espécie corre risco de extinção.
Com o estresse que sofreu desde que tentou fugir da queimada até o resgate, a anta foi colocada em um local isolado na Associação. O tratamento é feito com um composto à base de babosa para tentar aliviar a dor e recuperar os ferimentos.
Nos últimos 10 dias, a Mata Ciliar recebeu pouco mais de 54 animais que sofreram por conta das queimadas, sendo que alguns deles foram atropelados enquanto fugiam do fogo pelas rodovias.
Fonte: G1