Governo avalia volta do horário de verão ainda este ano devido a crise hídrica

Diante do cenário de estiagem vivido no Brasil, o governo federal estuda o retorno do horário de verão. Para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a proposta parece “uma boa alternativa”.

“O horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia. Campanha para economizar energia. Você procurar evitar desperdício. Fazer uma campanha de ajuda também”, disse à imprensa nesta quarta-feira (11).

Em avaliação

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que o governo avalia implementar a volta do horário de verão para economizar energia.

“Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada”, disse.

Alckmin reiterou em sua fala que não haverá falta de energia. “Mas nós precisamos todos ajudar”, disse. “Até porque o Brasil tem uma energia extremamente limpa. Há o crescimento da (energia) eólica e da energia solar”, conclui.

Extinto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) sob a justificativa que a medida não estava gerando a economia desejada, o horário de verão foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica em 1931, e iniciava todos os anos a partir de 0h do primeiro domingo do mês de novembro.