O incêndio que atingiu uma extensa área de vegetação próxima ao Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), já dura pelo menos 12 horas.
O fogo começou na noite de segunda-feira (9) e se estende até a manhã desta terça (10). O local fica na Estrada do Capricórnio, que liga a metrópole a Morungaba (SP), e está com trechos bloqueados.
A Defesa Civil de Campinas confirmou, também na manhã desta terça, que há risco das chamas chegarem até o Observatório Municipal João Nicolini, que é referência no Brasil em astronomia.
O fogo também atingiu uma área do parque Pico das Cabras que já fica na área de Morungaba. A poucos quilômetros de distância, outro foco de incêndio também bloqueou a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre a cidade e Itatiba (SP).
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas. Há duas semanas, uma série de incêndios formam uma cortina de fumaça em várias cidades do estado de São Paulo.
As causas são as altas temperaturas e o tempo seco, mas, em alguns casos, como no Pico das Cabras, há, segundo os bombeiros, a hipótese do fogo ter sido provocado.
Moradores do entorno da Estrada do Capricórnio auxiliaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate ao incêndio.
O fogo perto do Pico das Cabras atinge duas fazendas e uma área florestal perto da Estrada do Capricórnio. Por motivo de segurança, os moradores foram orientados a não acessar o local.
Estrada Campinas-Valinhos
Um incêndio também atingiu a Estrada da Coudelaria, entre Campinas e Valinhos (SP). A coluna de fumaça foi vista de longe e chamou a atenção de moradores. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atuava no local às 21h00.
Fonte: G1