As madrugadas de agosto estão sendo as mais frias do ano até agora em Jundiaí e região. Nesta terça-feira foram registradas temperaturas de até 0°C nas áreas de maior vegetação, como os bairros Caxambu (foto), Roseira e Santa Clara, em Jundiaí. Em Jarinu também houve temperaturas em torno de 0°C grau, o que causou a formação de gelo sobre a vegetação e superfícies de carros, fenômeno conhecido como geada.
Apesar desses dias frios, o inverno de 2024 não poderá ser lembrado pelas baixas temperaturas. Somente em agosto foi que a temperatura baixou dos 8°C em Jundiaí e região. Em anos próximos da normalidade climática, é bastante comum termos temperaturas abaixo dos 10°C já no mês de maio ou em junho.
Temperatura sobe nos próximos dias
A acentuada queda de temperatura que ocorreu em todo o estado de São Paulo foi provocada por uma forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao estado, associada com a frente fria que passou no fim de semana e provocou chuva, que foi muito importante para controlar os focos de incêndio no estado.
O ar frio intenso começa a se afastar na quarta-feira o que vai permitir a rápida elevação da temperatura. A madrugada da quarta-feira ainda deve ter temperatura um pouco abaixo dos 10°C, mas os termômetros devem marcar acima dos 20°C durante a tarde.
A temperatura segue em elevação em todo o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira. No sábado, o calor volta com tudo e a temperatura poderá chegar a quase 30°C durante a tarde.
Ar seco
Após a passagem do ar frio de origem polar, e com a gradual elevação de temperatura, os níveis de umidade do ar voltam a ficar bastante baixos durante as tardes nos próximos dias. A umidade relativa do ar volta a ficar abaixo dos 20% em muitas áreas do estado.
Fonte: Climatempo; Foto: Valdir Marcos Freitas