Beatriz Souza, com apenas 26 anos, conquistou nesta sexta-feira, 2, sua primeira medalha olímpica na modalidade +78kg. A judoca garantiu o primeiro ouro pro Brasil em Paris. O judô já é a categoria com mais medalhas nesses jogos, com o ouro de Bia, a prata de Willian Lima e o bronze de Larissa Pimenta.
Nesta final ela enfrentou Raz Hershko, de Israel, fez um wazaari logo nos primeiros segundos e segurou durante toda a luta.
Na luta da sem-final ela venceu da francesa Romane Dicko, a número um da modalidade no ranking, com um Ippon no Golden Score, diante de uma plateia lotada de conterrâneos da francesa.
A atleta ficou muito próxima de disputar os Jogos de Tóquio 2020, mas perdeu a vaga para a experiente Maria Suelen Altheman, que se aposentou aos 34 anos. No entanto, o mundo deu voltas e hoje, Altheman é treinadora de Beatriz no Clube Pinheiros.
Beatriz Souza foi eleita a melhor judoca de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico, e subir aos pódios já virou rotina. Atualmente, a atleta está na quinta posição do ranking mundial e acaba de trazer mais medalhas pro Brasil.