Grendacc organiza 2º Café Paliativo Integrativo em parceria com AECP-SP

Será realizado neste sábado (03), o 2º Café Paliativo Integrativo, promovido pela AECP-SP, com organização local do Hospital da Criança do Grendacc. O evento acontece das 9h às 12h, no Hub do Anchieta, e embora seja aberto a todos, é voltado principalmente para os profissionais de saúde e estudantes de cursos na área da saúde, pois irá abordar temas relevantes dentro do cenário dos cuidados paliativos como a conspiração do silêncio. Também haverá troca de experiências, ideias e reflexões, além e sanar dúvidas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo Sympla, onde é possível optar pela forma presencial ou online (pela Microsoft Teams). O café terá como mediadora a oncologista pediatra e paliativista pediatra do Hospital da Criança do Grendacc, Poliana Cristina Carmona Molinari. “A ideia é criar um espaço acolhedor para trocar experiências, tirar dúvidas e refletir como podemos oferecer um cuidado mais humanizado e integral aos nossos pacientes”, explica.

Também participam como palestrantes a psicóloga do Hospital São Vicente, Caroline Alves; a médica paliativista, Joana Sales Nunes; o capelão e psicólogo do Hospital São Vicente, Vinicius Costa; e a psicóloga do grupo Canguru do Grendacc, Ivy Tavares.

O Grendacc tem uma equipe especializada em cuidados paliativos, chamada Canguru, que é formada pela paliativista pediatra Poliana Cristina Carmona Molinari e pela psicóloga Ivy Tavares. Vale ressaltar que o cuidado paliativo é indicado desde o diagnóstico de qualquer doença que ameace e limite a vida de uma criança e, consequentemente, cause sofrimento para a criança e para a família, e não apenas para o câncer.

“A oncologia trata do tumor, da quimioterapia e traz todas as tecnologias e conhecimentos possíveis para que a criança com câncer alcance a cura. Em paralelo, o cuidado paliativo olha para a história do paciente, para a biografia, para o sofrimento. Então a gente apoia essa criança e essa família durante toda a trajetória da doença, independente do desfecho”, explica a médica Poliana.

Durante o evento serão discutidos casos clínicos (pediátrico e adulto) em formato de mesa redonda, com um intervalo para bate-papo e um delicioso café. Confira a programação:

  • 09h – Abertura
  • 09h15 às 10h15 – 1º Caso clínico
  • 10h15 às 10h45 – Coffe break
  • 10h45 às 11h45 – 2º Caso clínico
  • 11h50 – Encerramento

Serviço:
Dia: 03 de agosto (sábado)
Horário: Das 09h às 12h
Local: Hub do Anchieta – av. Odila Azalim, 575 (Prédio Administrativo – térreo), Vila Jundiainópolis – Jundiaí
Modelo Híbrido: online e presencial