Os moradores da avenida Nações Unidas, na região da vila Didi, em Jundiaí, entraram em contato com a redação da RS NOTÍCIAS para solicitar ajuda das autoridades na tentativa de coibir a poluição sonora e a direção perigosa causada por motociclistas e motoboys que circulam pela via.
Moradores disseram que diariamente esses veículos passam em alta velocidade e acelarando com escapamentos abertos e o barulho é insurdecedor. “A gente precisa ficar trancado dentro de casa e com as janelas fechadas, pois o barulho é insuportável, principalmente nos horários de pico” – comenta uma moradora.
“Seria importante uma mair atenção das autoridades do setor de trânsito e de fiscalização. Poderiam realizar blitz por aqui também, como temos visto em outros pontos da cidade, promovidas pela Polícia Militar para tentar coibir os abusos. Qualquer hora pode acontecer um acidente grave nesta avenida” – disse um morador que preferiu não se identificar.
Pedidos de lombadas e redutores de velocidades também já foram solicitados. “Ja falamos com vereadores e até mesmo com o poder público para a instalação de algum equipamento para reduzir a velocidade dos veícuos que descem a avenida no sentido da vila Esperança, ao lado do Cemitério Montenegro. Tomara que alguma providencia seja tomada o mais rápido possível” – completa o morador.
O que diz a lei sobre a infração?
A lei estabelece que conduzir veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” é infração de trânsito grave, punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo. A descarga livre é quando ela funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador.
Foto: Ilustrativa