Pés de maconha e porções de canabidiol são apreendidas em Campo Limpo Paulista

A Polícia Civil apreendeu 125 pés de maconha em uma chácara no bairro Estância São Paulo, em Campo Limpo Paulista (SP), na manhã desta terça-feira (16), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Um homem foi preso.

De acordo com a polícia, a plantação de cannabis, planta da maconha, estava em uma estufa. Também foram apreendidas folhas em secagem, porções de canabidiol (CBD), que é uma das substâncias extraídas das plantas, e equipamentos para embalar o produto.

Conforme a polícia, o responsável pelo local não apresentou nenhum documento que comprovasse a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o plantio e produção de canabidiol. Um documento recolhido pela polícia indicava que o instituto havia sido proibido pela Anvisa a fabricar e comercializar o canadibiol

No total, foram apreendidos 16 quilos de maconha in natura e quatro quilos de extrato de maconha para produção de canabidiol.

O caso foi registrado como tráfico de drogas na Delegacia Seccional de Jundiaí.

Maconha medicinal

O canabidiol e o tetrahidrocanabinol (THC) são duas substâncias extraídas de plantas do gênero cannabis que vêm sendo utilizadas com sucesso no tratamento de uma série de doenças. No gênero, as plantas mais conhecidas são a Cannabis Sativa e Cannabis Indica, ambas popularmente conhecidas como maconha.

Desde 2015, o Brasil autoriza a importação e exportação de produtos derivados de canabidiol para uso medicinal, mas somente em 2023 foi criada uma lei que autorizou a produção, manipulação, e distribuição pelo SUS de medicações à base de canabinóides. Para obter a autorização para o plantio da maconha é preciso atender uma série de exigências da Anvisa.

Fonte: G1