Jundiaí passa a ofertar a vacinação contra a dengue em quatro serviços de saúde. A dose, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A partir desta sexta-feira (21), a Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama (rua Luis Carpi, 238) também realiza a aplicação do imunizante. O atendimento será de segunda a quinta 8h30 às 11h30 e 13h às 16h30 e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30.
Os outros três serviços com doses disponíveis são:
• Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58), das 8h às 18h.
• Clínica da Família 1 – Novo Horizonte (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1.540), das 8h às 19h30.
• UBS Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), das 8h às 16h30.
A vacinação contra a dengue visa à redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue no público-alvo para a imunização. Na cidade, desde a última segunda-feira (17), quando foi iniciada a aplicação, 349 doses foram aplicadas.
O imunizante conhecido como Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes e imunossuprimidos.
Documentação
Além de estar acompanhado de um responsável para receber a dose, as crianças e/ou adolescentes devem apresentar a carteirinha de vacinação e o CPF, e não ter sido diagnosticado com dengue nos últimos seis meses.