A Mata Ciliar de Jundiaí recebeu para seus cuidados um macaco-prego encontrado em Indaiatuba. De acordo com a associação, o animal silvestre era criado como pet, sendo criado em cativeiro. O bicho foi resgatado pelo Cras de Jundiaí desnutrido e com os dentes serrados.
Ao serem criados como animais de estimação, os animais silvestres perdem a chance de viver de acordo com seus instintos naturais e desempenhar suas funções ecológicas. No caso do macaco-prego, seus dentes foram serrados para evitar que ele causasse danos às pessoas que o mantinham como animal de estimação.
Provavelmente, o animal fugiu ou foi abandonado. “Por não ser um animal acostumado a viver livre, não conseguiu encontrar comida ou água, fazendo com que perdesse musculatura, ficasse caquético e muito desidratado”, explica Natália Silva Bueno Donegá, médica veterinária da associação.
“Iniciamos um procedimento com medicação, soro e introdução de uma alimentação adequada. E agora vamos aguardar sua evolução para iniciar o processo de reabilitação”, explica Natália.
Fonte: GJ