Nesta terça-feira (11), a Defesa Civil de Jundiaí promoveu o primeiro curso de capacitação para combate e prevenção de incêndios. A ação faz parte do Plano de Contingência Operação Estiagem 2024 e reuniu integrantes de Defesas Civis e Bombeiros de outros municípios, além de integrantes da sociedade civil. A capacitação aconteceu na Fazenda Ermida, no Medeiros.
A oficina visa aperfeiçoar os procedimentos a serem tomados em casos de ocorrências na época de estiagem, quando há baixa umidade relativa do ar e mais chances de incêndios em matas.
“Com todo o conhecimento passado, seja na parte teórica e, na prática, os participantes ficam aptos a agirem de forma rápida e assertiva para ajudar em casos de queimadas. Ainda temos vagas abertas para a turma de quinta-feira (13) e, de acordo com a demanda, abriremos mais datas no final deste mês”, afirma o Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, que agradeceu à Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho pela parceria nas capacitações. Clique aqui para se inscrever.
O curso teve a participação da Defesa Civil, Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), além da Divisão Florestal da Guarda Municipal e do 19° Grupamento de Bombeiros. Aos presentes foram apresentados o Plano de Contingência de Estiagem, a Lei 8.858/17 que proíbe qualquer queimada no município, a atuação da Guarda Municipal na prevenção e combate dos incêndios em vegetação e uma apresentação preventiva, teórica, seguida de uma prática sobre combate a incêndios em vegetação, ministrada pelo Corpo de Bombeiros.
Na parte prática, os participantes conheceram as ferramentas necessárias para a ação e quando as utilizar, comportamento do fogo, tipos de terrenos e receberam orientações relativas ao vento. Ao final, combateram o fogo colocado no mato seco estrategicamente posicionado no terreno.