É falsa a informação de que as equipes da saúde farão a aplicação do imunizante contra a Covid-19, sem autorização dos pais e/ou responsáveis em unidades escolares, com a “desculpa” de que se trata de vacina contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil. Também é falsa a informação de que a aplicação do imunizante contra o Coronavírus é para prejudicar a saúde das crianças.
Na cidade, o Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade adota a estratégia de realizar campanhas nas escolas, e essa será uma das ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem com o objetivo aumentar a cobertura vacinal, evitando a volta da doença que é altamente contagiosa e pode provocar paralisia irreversível.
A Prefeitura salienta que a aplicação de qualquer vacina em unidade escolar ocorre somente com conhecimento e com autorização dos pais e/ou responsáveis, que, inclusive, podem acompanhar a vacinação.
As vacinas são fundamentais para garantir a saúde individual e coletiva, prevenindo doenças que podem deixar sequelas e levar ao óbito. Para o esclarecimento das principais dúvidas, o Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.