Nesta quarta-feira (29), em Campinas, o Prefeito Luiz Fernando Machado participou, ao lado do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte – que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí -, Trem Inter Metropolitano (TIM) e melhorias na Linha 7 – Rubi. Além disso, também foi lançado o Programa “SP nos Trilhos”, que visa acelerar a execução de 13 projetos deste modal no Estado.
A concessão foi leiloada no dia 29 de fevereiro deste ano e arrematada pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, composto pelo grupo Comporte e pela empresa chinesa CRRC. Os investimentos serão de R$ 14,2 bilhões para obras de infraestrutura, construções e modernizações da linha férrea.
“A assinatura da concessão representa a consolidação de um projeto que irá beneficiar milhões de pessoas de toda a região. Teremos, em Jundiaí, a opção de um transporte rápido, eficiente, seguro e sustentável para completar a formação de um grande hub ferroviário, que vai agregar valor ao desenvolvimento econômico”, afirma Luiz Fernando.
O TIC contempla um trajeto de 101 km, entre São Paulo, Jundiaí e Campinas. A viagem terá em média 1 hora e 4 minutos, com intervalo de 15 minutos nos horários de pico. Com velocidade máxima de 140 km/h, esse será o sistema de transporte por trilhos mais rápidos do país. A previsão é que esteja em operação em 2031.
“A assinatura desse contrato deixa um legado para o Estado. São Paulo cresceu às margens dos trilhos e demos um grande passo para retomar o uso desse importante modal para passageiros. Com o crescimento das regiões, precisávamos de outra solução além das rodovias e demos mais um passo para isso”, avalia o Governador Tarcísio de Freitas.