Faz trinta anos que Cláudia Lúcia Alves Barbosa é colaboradora do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). No setor de Faturamento, ela desempenhava as suas atividades como Analista. Mas, há pouco tempo, a funcionária assumiu a supervisão desse departamento. A conquista do novo cargo veio por meio do Banco de Talentos, que tem como objetivo identificar oportunidades e mão de obra interna para novas vagas dentro da Instituição.
“Na antiga função, eu realizava todo o processo de Faturamento, como recebimento e análise. Agora, estou envolvida diretamente em outros processos de controle e, principalmente, o engajamento com a equipe. Estou muito feliz com esta oportunidade de crescimento profissional”, contou.
Pelo Programa de Valorização Profissional do HSV foram promovidos, em 2023, 201 colaboradores. Neste ano, a iniciativa do Departamento de Gestão de Pessoas do Hospital, passou por reformulação: o processo seletivo ainda mais transparente tanto para os colaboradores, quanto para os gestores, já promoveu 57 profissionais em diversas áreas.
“Colaborar com a ascensão profissional dos nossos colaboradores e acompanhar de perto toda esta evolução é uma grande realização para nossa Instituição. Não foi fácil chegar até aqui. Tudo que conquistamos, desde 2017, é fruto de muito trabalho, empenho e superação de desafios. No HSV, o nosso lema é paciente no centro do cuidado e o respeito com o colaborador. O Banco de Talentos vem ao encontro disso, uma vez que permite identificar, valorizar e oportunizar uma nova jornada profissional para aqueles que tanto se dedicam na busca por uma nova posição na organização”, afirmou o superintendente, Matheus Gomes.
O processo seletivo do Banco de Talentos, promovido pelo Departamento de Gestão de Pessoas, por meio do núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do HSV, é conduzido de maneira totalmente transparente, aplicando avaliações de perfil, provas práticas e teóricas para classificação dos profissionais. Após os processos de validação e aprovação, os colaboradores participam de um encontro que oficializa e anuncia as promoções. O momento de descontração é uma forma de confraternizar e promover a interação entre os colegas de trabalho e os novos gestores.
“Quando se trata de valorização profissional, poucas empresas possuem este tipo de cuidado, de preocupação. Para nós, não há razão para contratarmos trabalhadores de fora se nós já temos aqui pessoas capacitadas ou em processo de capacitação. O talento está nas pessoas que sentem vontade de mudar, de produzir e de atender, que sabem que ainda há muito para aprender, que possuem uma visão de otimismo e que trabalham suas atividades com amor”, concluiu o responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, Paulo Prado.