Contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes

A Prefeitura realiza na próxima quarta-feira (15) ação extra para recolhimento de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. Os caminhões passarão pelas ruas a partir das 9h. A orientação é que a população deixe os materiais descartados nas calçadas para poderem ser recolhidos.

A região está com transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851 registrados no Município, neste ano. Além de ação casa a casa para a busca de criadouros realizada pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), o bairro recebeu, três dias consecutivos, nebulização veicular.

“Já havíamos atuado na conscientização anteriormente e, nas últimas semanas, reforçamos as ações para bloquear os casos. Apesar da força-tarefa, os quintais continuam com objetos com água parada, servindo de criadouro do Aedes aegypti. A dengue é uma doença que mata. Se a população não contribuir, os números seguirão aumentando. Precisamos deixar a cidade sem focos do mosquito”, enfatiza o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Itens como latas, baldes, sofás velhos poderão ser descartados. Não serão recolhidos entulhos. “Faremos uma força-tarefa extra, já que o bairro recebe regularmente a coleta de reciclável, de lixo orgânico e o cata-treco. É importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade para limpar as residências, deixando o ambiente livre do mosquito. Se ele não nasce, não temos a doença”, acrescenta o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes.

Jundiaí segue em Estado de Emergência, com o cenário monitorado diariamente a partir da Sala de Situação, montada em dezembro, para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente. A população pode acompanhar a situação no Boletim de Arboviroses e também verificar as orientações para o combate e enfrentamento da doença no link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/