A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realiza nebulização veicular entre quarta (8) e sexta-feira (10), no Jardim Santa Gertrudes. A ação complementa o trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores da região, que acumula 451 casos de dengue dos 10.524 registrados na cidade.
O trabalho terá início às 5h. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
“A nebulização é um complemento e atua na eliminação do mosquito adulto. É fundamental que a população elimine quaisquer objetos que possam acumular água e servir de criadouro. Os pratos de vasos e os reservatórios de água sem tampa ainda são muito localizados. Já temos óbitos por dengue na cidade. A situação só mudará se todos contribuirmos”, enfatiza o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
O Município segue em Estado de Emergência. Diariamente, o cenário é monitorado a partir da Sala de Situação, montada em dezembro, para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.