Com o tema “Currículo em Ação”, educadores da rede municipal de ensino de Campo Limpo Paulista continuam nesta quarta-feira (24) construindo novos conhecimentos e discutindo temas pertinentes à construção do novo currículo escolar da Rede Municipal de Ensino, através do II Fórum Municipal de Educação. O evento é um espaço de interação e troca de saberes entre os profissionais de Educação. Centenas de profissionais participarão das atividades do fórum, ao longo do dia, com o propósito de apresentar sugestões para o currículo, respeitando as especificidades de cada segmento: Creche, Pré-escola, EF Anos Iniciais, EF Anos Finais e EJA, em locais e horários distintos, dividindo-se entre: EMEF Oswaldo Grandizoli, EMEF Francisco Monlevade e no Espaço de Formação Nipo.
A abertura da segunda edição ocorreu nesta terça-feira (23), das 8h às 17h, no Hotel Fazenda Morada do Verde, reunindo educadores de toda a rede e convidados das cidades da região metropolitana.
A psicopedagoga Renata Domingues, que leciona na Escola Mario Covas, participou do fórum de lançamento no ano anterior e marcou presença novamente. Renata destaca que além da reflexão sobre a educação que o evento promove, essa pausa na sala de aula para capacitação traz ainda mais boas referências para melhorar a didática das aulas. “Toda iniciativa que temos dentro da rede de ensino, em conjunto, soma no resultado final. E os assuntos abordados hoje foram muito atuais e que eu particularmente vivi inúmeras vezes aqui no município”, afirmou Renata na abertura da segunda edição.
Para a Secretária de Educação, Alessandra Andrade, a prefeitura mais uma vez demonstra o compromisso com o desenvolvimento educacional da cidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais capacitados e preparados para os desafios do futuro. “Esses eventos proporcionam oportunidades para os educadores se atualizarem, discutirem práticas pedagógicas eficazes e compartilharem experiências, o que se reflete diretamente na melhoria do aprendizado dos estudantes”.
O Prefeito, Dr. Luiz Braz, acompanhou a abertura desta nova edição e afirmou que utilizar a tecnologia a favor do município e introduzir experiências pioneiras na região que em breve estarão disponíveis na rede, como o uso da inteligência artificial e realidade virtual, é um dos tópicos em destaque no fórum que será estendido para a prática. Ele afirmou ainda: “Reunir cerca de mil professores para discutir o que acontece dentro da sala de aula é um desafio, mas o mais importante é ter bom senso, ouvir tanto os estudantes quanto os professores, compreender as dinâmicas educacionais e criar um instrumento educacional de excelência”.