O evento, tradição de décadas promovido pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia, em Jundiaí, terá no dia 11 de maio, às 18h a Missa de Ação de Graças na igreja seguida de um jantar de abertura da festa do salão paroquial às 19h30. Os convites para o jantar já estão à venda na secretaria paroquial. Além disso, a festa também volta com o formato tradicional na praça do dia 18 de maio até 9 de junho, sempre no jantar dos sábados e almoço dos domingos. “A festa voltou a ser ‘festa’, festa de rua”, conta o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Giuseppe Bortolato, o ‘Padre José’. “Toda a cidade e região voltam seus olhos para a Colônia durante a festa, e não podemos decepcionar”, prossegue.
Ao longo dos quatro finais de semana, os milhares de visitantes da festa na praça serão, certamente, atraídos pela rica culinária italiana – mas também pela alegria de rever amigos, saborear a vida e ajudar ao próximo. O cardápio é variado: macarrão, nhoque, risoto, lasanha, frango empanado frito, polenta, focaccia, crustuli, doces, bebidas e outros, tudo com preços acessíveis. A animação do jantar de abertura e dos quatro finais de semana na praça ficam por conta de Sergio de Rosa e do grupo “I Cantanti d’Italia”.
Com o tema “A Festa Italiana renasce, pra valer!”, o evento se desenrola, desde o planejamento até os pratos sendo servidos, sob um lema: “Somos todos irmãos e irmãs”. Explica-se: o lema faz referência ao tema da Campanha da Fraternidade da CNBB desse ano. E de Fraternidade a festa entende! O evento é realizado, ano após ano, com objetivo social, e a arrecadação é revertida em prol da comunidade, pastorais, ação-social como por exemplo distribuição de Cestas de Alimentos para os Haitianos e irmãos de nossa comunidade em geral, fabricação de fraldas geriátricas; além do suporte para diversas entidades assistenciais durante suas edições.
Imigração Italiana
A Festa teve início em 1988 para marcar e comemorar o centenário da imigração italiana em Jundiaí. Esse ano a marca é outra: comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil! Com a realização do evento anualmente, a importância da imigração é exaltada, assim como os valores, costumes, religiosidade, tradição, cultura e, principalmente, culinária da Itália. Desde o início, a festa conta com o trabalho e dedicação da sua colônia.
O trabalho dos voluntários, muito deles descendentes desses imigrantes, sempre foi primordial para a realização da Festa Italiana. São meses de organização para que o evento alcance seu sucesso e conta com centenas de voluntários que doam seu trabalho com carinho, dedicação e recebem os visitantes de toda a região com os braços abertos e muita alegria.