Secretaria de Cultura e Turismo disponibiliza a programação dos Pontos MIS de abril

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Limpo Paulista, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), divulga a programação da exibição dos filmes dos Pontos MIS do mês de abril e traz também a oficina “Como os livros se tornam filmes”, com inscrições online através deste link até às 23h59 do dia 10 de abril. O cronograma conta com uma mostra de ficções e longa-metragem nacionais. Os encontros serão sempre no Centro Cultural, que fica na Avenida Alfried Krupp, 1025, às 9h.

Confira a programação completa:

11 de abril (quinta-feira)
Oficina: “Como os livros se tornam filmes”

Duração: 4h  

Classificação: A partir dos 14 anos 

Sinopse:

As diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. 

Filmes estudados: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”. 

16 de abril (terça-feira)
Filme legendado: “Metropolis” 

Direção: Fritz Lang

Classificação: Livre

País(es) de produção: Alemanha

Tempo de duração: 153 minutos

Gênero: ficção científica

Ano: 1927

Sinopse:
Uma das grandes obras do cinema expressionista alemão.

Em um futuro distópico (2026, 100 anos à frente da produção do filme), conhecemos Metrópolis, cidade que possui uma divisão entre pobres e ricos. Em meio a um cenário de contraste social, surge uma história de amor.

18 de abril (quinta-feira)
Filme:  “Durval Discos” 

Direção: Anna Muylaert

Classificação: 12 anos 

País(es) de produção: Brasil

Tempo de duração: 96 min 

Gênero: Comédia | Drama | Ficção 

Ano: 2002 [2023]

Sinopse:
Para ajudar a mãe, o solteirão Durval contrata uma candidata que faz quitutes extraordinários. Mas, depois de dois dias, ela desaparece, deixando sua filha, a pequena Kiki, que mudará a vida da pequena família. (via: Vitrine Filmes)

23 de abril (terça-feira)
Filme nacional:
 “Pagliacci” 

Direção: Chico Gomes, Julio Hey, Luiz Villaça, Luiza Villaça e Pedro Moscalcoff

Classificação: Livre

País (es) de produção: Brasil

Tempo de duração: 73 min

Ano: 2018

Sinopse:
O documentário “Pagliacci” celebra – de maneira poética – o que é ser palhaço. O filme aborda questões filosóficas e simbólicas sobre a necessidade do homem de rir de si mesmo. Em uma mescla sensorial e emocionante, o longa parte do que há de mais humano e verdadeiro: o riso.

25 de abril (quinta-feira)
Filme nacional: “Colegas” 

Direção: Marcelo Galvão

Classificação: Livre

País(es) de produção: Brasil

Tempo de duração: 94 min.

Ano: 2013

Sinopse:
Stallone, Aninha e Márcio são bons amigos! Eles moram juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, e após assistirem um filme na videoteca, saem em uma jornada com um carro roubado do jardineiro. O que pode dar errado para grandes sonhadores?