A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta quinta-feira (3) nebulização veicular nas ruas do Jardim do Lago. A estratégia visa conter a transmissão da dengue no bairro. Último Boletim de Arboviroses aponta que a região acumula 93 casos da doença, dos 2.796 registrados na cidade.
A estratégia é utilizada para eliminar o mosquito adulto. O equipamento usa baixo volume de inseticida e atinge o Aedes aegypti no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros. A recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação. O trabalho terá início às 5h.
“Seguimos com as estratégias para o enfrentamento e prevenção. Vamos complementar o trabalho no bairro, que recebeu ação casa a casa de orientação aos moradores e busca de criadouros. Alertamos que é necessário que a população faça a eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água dos imóveis e o descarte correto do lixo, senão novos mosquitos vão nascer e os casos continuarão crescendo. A dengue é uma doença que pode se agravar e levar a morte”, enfatiza o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
Na última segunda-feira (1), a Prefeitura de Jundiaí decretou situação de emergência no âmbito da saúde pública no Município, em razão da crescente proliferação do mosquito Aedes e do aumento dos casos de dengue.