Os motoristas e pedestres que passam pelas ruas e avenidas da cidade perceberam a instalação de relógios digitais, conhecidos tecnicamente como painéis de mensagens variáveis (PMVs). Até o momento 20 equipamentos já foram instalados em Jundiaí e sem custos para o município.
A prestação de serviço, encabeçada e gerida pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), é via “concessão onerosa”, modalidade na qual o Poder Público cede o direito de exploração de um recurso de sua propriedade, no caso as áreas livres do solo urbano para publicidade, em troca de uma remuneração pré-estabelecida que será o serviço prestado.
Morador da Vila Arens, Fábio Camargo apoiou a implantação. “Eu gostei bastante da instalação. Os relógios são úteis, porque sempre tem informações da cidade. Reforçar, cada vez mais, as imagens e as informações da cidade é muito importante”, disse.
“Os painéis de mensagens variáveis são úteis e importantes, pois os motoristas e pedestres recebem as informações e os serviços à população de forma eficiente e direta, como, por exemplo, alertas contra a dengue, novas linhas de ônibus, entre outras informações institucionais do serviço público”, lembrou a diretora de Projetos Urbanos da Prefeitura de Jundiaí, Paula Siqueira.
Diversas ruas e avenidas da cidade já ganharam a instalação dos painéis eletrônicos, como Av. Antônio Frederico Ozanan, Av. Nove de Julho, Av. Dr. Olavo Guimarães, entre outras. O projeto faz parte da concessão com o consórcio All Space Shempo Imobi que prevê, além dos relógios, a instalação de mais de 10 mil placas de denominação de ruas em toda a cidade. As placas e conjuntos toponímicos são responsáveis pela identificação de logradouros públicos, podendo haver a indicação do bairro e CEP. A ação prevê a instalação de 120 placas por mês, considerando os pedidos já existentes no município e também as novas solicitações.
A concessão contempla a instalação, no total, de 10.010 placas, 500 conjuntos toponímicos (peças instaladas em postes metálicos, normalmente em esquinas com os nomes das duas ruas), 40 PMVs – painéis de mensagens variáveis (relógios digitais), cinco conjuntos diretórios com mapas temáticos, 30 conjuntos de identificação setorial, seguindo as cores de identificação dos bairros e 25 conjuntos toponímicos digitais (com a publicidade digital).