Começou neste sábado (17) a série de visitas casa a casa realizada pela Agentes Comunitários de Saúde visando o combate e a prevenção da dengue. No primeiro dia, a equipe esteve na região do Botujuru, vistoriando ruas e residências onde já houve casos suspeitos ou positivos.
A ação foi realizada por uma equipe de 18 agentes comunitários, dois agentes de endemia e quatro enfermeiros, que receberam na sexta-feira (16), no NIPO, um treinamento comandado pela coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Cíntia Bálsamo.
Segundo a Secretaria de Saúde, os casos aumentaram mais de 10 vezes em 2024, em comparação ao mesmo período do início do ano passado. Por essa razão, a próxima semana será toda dedicada às vistorias em residências, fiscalização e conscientização da população.
A Secretária de Saúde, Alynne Sousa, ressalta que as ações estratégicas de combate estão sendo intensificadas em toda a cidade, mas a eficácia depende principalmente da colaboração de toda a população para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. “É crucial que cada cidadão colabore adotando cuidados básicos, como a eliminação de recipientes que acumulam água parada.”
Em casos de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, dores musculares e articulares, fadiga e fraqueza, náuseas e vômitos, manchas na pele, dor abdominal procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Hospital de Clínicas.