Victor Hugo Panetta, de 18 anos, é um dos ex-alunos do cursinho da FMJ que está comemorando sua aprovação. Em 2024, ele alcançou seu objetivo ao ser aprovado em Letras na USP. Originário da Vila Maringá, em Jundiaí, Victor destaca a importância do cursinho em sua jornada: “Foi fundamental. Além dos conteúdos, estar em um ambiente com pessoas que compartilhavam o mesmo foco foi um grande apoio”, afirma.
Enquanto celebra sua conquista, Victor está na expectativa para o início das aulas em 26 de fevereiro. Ele terá que deixar seu emprego como ajudante de padeiro para se dedicar aos estudos e embarcar em uma nova vida em São Paulo. Outra aluna, Maria Eduarda, 17 anos, residente na Vila Nova Jundiaínopolis, aguarda ansiosa pela segunda chamada das universidades federais. Seu sonho é ingressar na medicina e, para isso, prestou vestibular. Ela ressalta o impacto do cursinho em sua trajetória: “Foi uma experiência que mudou minha vida. Alcancei 920 na redação do ENEM e me aproximei de várias universidades federais”, diz.
O Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Jundiaí, frequentado por Victor e Maria Eduarda, está com inscrições abertas para estudantes de baixa renda interessados em ingressar no ensino superior. Os interessados têm até 26 de fevereiro de 2024 para se inscrever. São oferecidas 40 vagas, e as inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível nas redes sociais @projeto_sirius ou @medicinajundiai.
Bruno Silva, um dos coordenadores do projeto e estudante de Medicina, considera essa uma grande conquista dos alunos, um primeiro passo para a realização de um sonho. “É uma honra fazer parte desse processo de transformação e realização dos alunos, e sobretudo, de participar de sua educação”, comenta.
O Projeto Sirius é um cursinho popular que oferece uma oportunidade completamente gratuita para aqueles que não têm recursos financeiros para frequentar cursinhos particulares. Contando com a colaboração de alunos voluntários do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí como professores, o projeto visa promover a inclusão social dos estudantes, aumentando suas chances de ingresso na universidade.
As aulas estão programadas para o ano de 2024 na Unidade 2 da Faculdade de Medicina de Jundiaí, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h40, com plantões de dúvidas, simulados e outras atividades complementares. O curso aborda não apenas o ENEM, mas também outros vestibulares, como FUVEST, UNICAMP e UNESP.
Para participar, os candidatos passarão por uma seleção com base nas respostas do formulário de inscrição e em uma prova de conhecimentos gerais, com pesos de 60% e 40%, respectivamente. A prova de conhecimentos gerais está marcada para o dia 02 de março de 2024.
O Projeto Sirius, iniciado em 2020, foi concebido por estudantes da faculdade sob a supervisão da Profa. Dra. Juliana Reimão, inspirado na estrela Sirius, a mais brilhante do céu noturno e visível a olho nu.
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto (@projeto_sirius) e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail projetosirius@fmj.br.