A exposição fotográfica ‘Colorindo Vidas’, que surgiu a partir do livro homônimo lançado pelas mães de alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), vai ficar durante todo o mês de fevereiro no Paço Municipal. As fotos são do fotógrafo publicitário João Ballas. A abertura foi na tarde desta segunda-feira (05), com a presença de autoridades, mães e alunos do Peama.
O livro foi lançado no dia 9 de dezembro, com histórias de 30 mães que narram suas experiências com os filhos deficientes. As fotos foram feitas para ilustrar o livro e acabaram se transformando em uma exposição.
“Quando recebi o convite para fazer a imagem da capa, fiquei muito honrado. Durante a produção, surgiu a ideia de fazermos mais fotos e, a partir daí, a coisa caminhou para algo maior, com essa exposição”, conta João Ballas, que fez o trabalho voluntariamente.
Sobre a publicação, a ideia surgiu a partir de uma conversa da supervisora do Peama, Denise Silva Neves, com as mães. “Ela perguntou se nós queríamos contar nossa história, até para ajudar novas mães que vão passar por situações semelhantes à nossa”, conta Simone Cervantes, mãe de um menino com autismo. “A gente já fazia isso naturalmente, mas nunca pensamos em colocar no papel. A partir do convite da Denise a coisa caminhou para esse livro”, explica Sonia Maria Savieto, mãe de uma criança com deficiência intelectual.
“O Peama é um orgulho para nosso município e esse é mais um projeto que mostra sua grandeza”, comentou o gestor de Esportes e Lazer, Luís Cláudio Tarallo.