Recentemente, um caso de possível espionagem em um quarto de resort chamou a atenção dos pernambucanos. Alegando ter encontrado uma câmera escondida nas acomodações, um casal de turistas prestou queixa na Polícia Civil de Pernambuco.
A situação viola o direito à privacidade e pode trazer sérios riscos para os hóspedes. Para se proteger, é possível tomar atitudes simples, eficazes em detectar a presença do equipamento no ambiente. Uma delas é realizar o download de aplicativos que são capazes de encontrar as câmeras.
Atualmente, diversas ferramentas estão disponíveis tanto para smartphones Android quanto iOS. Uma delas é o Glint Finder, que utiliza o flash da câmera para localizar reflexos da lente de câmeras ocultas. Na versão para ios, o aplicativo também é capaz de analisar a rede Wi-Fi para encontrar dispositivos conectados. Outra opção é o Hidden Camera Detector, que além de usar a câmera e o Wi-Fi para buscar o equipamento, também analisa a atividade magnética na proximidade do celular. Uma terceira sugestão é o aplicativo Fing. Por meio dele, o usuário consegue realizar uma varredura de rede para identificar todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi.
• Com informações do R7